I
Será certamente no futuro uma das minhas passagens, depende do preço!!!
Conversas dentro de água!
Foi maravilhoso me ter movimentado em cima da Ponte para obter as fotos. Ponto onde tantas vezes atravessei e muitas delas com o Caudal do rio Arda bem próximo do Tabuleiro, como por exemplo na cheia de 1962, onde chegou a ficar submersa.
Recordações que a memória não deixa que se apaguem.
Dedico esta fotos ao meu Amigo PIKÓ
Fala a sabedoria Popular e essa raramente se engana:- Quando a Esmola é grande o Pobre desconfia.
Se ousa dizer-se que da vizinha Espanha!.... Nem bons Ventos, nem bons Casamentos.
O mesmo pode dizer -se ali do lado da Luz.
Mesmo que para lá tenha ído um Jesus, ninguem acredita que tenham mudado tão rápidamente e se tornado em pessoas com as melhoras das intênções.
Ninguém esperava que fossem aproveitar este meio de transporte para agradecer aos Leões o que eles pensam ser uma preciosissima dádiva, quando no passado Domingo derrotamos os Portistas por três Secas sem resposta. Quando se sabe que essa ajuda pode ir por inteiro parar aos Arsenalistas.
O Tempo o dirá!!!
Mas não se vê lura para saír grande Coelho e este reconhecimento em forma de agradfecimento público; é, bem capaz de ser um reconhecimento envenenado.
Enquanto se comprova há que dar o benefício da dúvida.
Com a devida Vênia ao Filho da Escola, Marinheiro Fuzileiro Oliveira - Ilustre membro da familia Sportinguista
Conheço inúmeras histórias ligadas a Cabras e Chivas, começando até pela "Chivas Regal", eu próprio sofri imenso com as Cabras e Chivas do falecido Ti Cunha, que sendo o Cerqueira o responsável por as levar a pastar, sendo ele alguns anos mais velho que eu; me obrigava a ir buscá-las, por vezes tendo de calcarrear alguns quilómetros. Fazia-o chantagiando-me e aos outros putos da minha idade oferecendo uns cigarritos dos maços que roubava da Loja do Tio dele "O Cunha", só que quando chegavamos com elas punha-nos a fumar obrigando sob ameaça a inspirar o máximo de fumo e, depois com a colaboração d´outro safardana "o Fernando Serralheiro"tapava-nos a boca. Muitas vezes era horrivel chegando mesmo ao ponto de ficarmos alguns minutos engasgados. Mas passados uns diazitos ou mesmo no outro dia lá estavamos prontos a ganhar mais uns cigarritos e, a história repetia-se quando a minha idade rondava os sete oito anos.
Também se cantava e canta quadras alusivas a elas, como esta:
Olha a Chivinha Mé Mé Mé
Olha a Chivinha
Não se sabe de quem é
II
Eu Comprei uma Chivinha
Para tornar a vender
Lá na feira dos Carvalhos
Eu não sei
Como há-de ser
Mas esta ocorrida no meu querido Moçambique, não lembrava ao Diabo.
Veja-se:
Ocorreu na semana passada no interior de Moçambique.
Foram cassados em flagrante delito dois Joverns um todo nú segurando a respectiva cabra pela cabeça e o outro a praticar o acto sexual.
Foram cassos em flagrante delito por uma testemunha:- o Dono mas ao que se depreende também progenitor ( vá lá perceber-se), exige ser indeminizado e, os jovens condenados a casar com a citada violada (a cabra).
O caso ocorreu na mata da zona de Mbucuta, arredores do posto administrativo de Matsinho.
O tribunal distrital de Gondola deverá julgar os dois jovens num processo sumário ainda este mês.
Por sua vez o Dono exige o casamento e ainda que os Jovens sejam condenados a ressaciar os danos causados à cabra, além de terem de pagar "labolo" um ritual que reconhece a união marital e segundo o qual o homem deve indeminizar a familia da mulher.
Que neste caso seriam os Pais da Cabra, ou será que o Senhor assumiu o paternalismo?
Nos anos em que lá estive:- apenas lá bastantes; tinham vários nomes como: Chivinhas, Chivas e Chibonas, umas no Bar do Neves, no João da Metacolia etc. etc. Só que me eram entregues cheias e eu devolvia-as vazias-
Os seus nomes: Quase sempre Laurentina e Dois M.
Já Vai da Sorte
Eusébio é o rosto português e uma das bandeiras neste mundial que se vai realizar na África do Sul neste ano de 2010.
Rustenberg, uma das cidades-sedes do Campeonato do Mundo, uma cidade média, de 400 mil habitantes, a 1500 metros de altitude, uma das cidades mais ricas de toda a África do Sul.
Rica porque é a cidade da platina, responsável pela produção de quase 70 por cento de toda a platina extraída do solo sul-africano.
E é, desde ontem responsável pela fracção do orgulho que os portugueses não podem deixar de sentir quando o avistam na alameda que nos conduz ao Royal Bafokeng Park Stadium, simplesmente a fotografia do Sr. Eusébio bem visivel num dos cartazes que embeleza os postes de iluminação da mais larga avenida de Rustenberg.
Nem de propósito: enquanto Eusébio recebia em Lisboa o " UEFA President´s Award" Homenagem que a UEFA decidiu-lhe prestar e que apenas foi atribuída a mais dois futebolistas:- Bobby Charlto e Distéfano "este o Ídolo de Eusébio".
A oito mil quilómetros de distância o rosto do melhor futebolista da história portuguesa lá estava (e podia lá faltar!...) entre eles estrelas como Romário, Van Basten ou Cruyff.
Como Sportinguista convicto:- Nada me custa reconhecer que foi uma das principais figuras do Futebol Portugês e mundial.
Muitas vezes o vi jogar e, era um jogador fabuloso e distinto pela sua simplicidade e seriedade. É um erxemplo em todos os tempos a seguir.
Um Marinheiro navegando de Avião Noratlas na Viagem Vila Cabral/Nampula/Moçambique
Metangula/Lago Niassa/Moçambique= O meu regresso a Via Cabral depois de estar dois anos a prestar serviço na Base Naval de Metangula no Estado Maior e Serviço de Informações da Armada= Maravilhosas Recordações
Como é bom recordar