quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Campeonato do Mundo de 1966

Selecção que mobilizou Portugal inteiro e as Ex-Colónias

Atletas de alto Gabarito

Eusébio é o rosto português e uma das bandeiras neste mundial que se vai realizar na África do Sul neste ano de 2010.

Rustenberg, uma das cidades-sedes do Campeonato do Mundo, uma cidade média, de 400 mil habitantes, a 1500 metros de altitude, uma das cidades mais ricas de toda a África do Sul.

Rica porque é a cidade da platina, responsável pela produção de quase 70 por cento de toda a platina extraída do solo sul-africano.

E é, desde ontem responsável pela fracção do orgulho que os portugueses não podem deixar de sentir quando o avistam na alameda que nos conduz ao Royal Bafokeng Park Stadium, simplesmente a fotografia do Sr. Eusébio bem visivel num dos cartazes que embeleza os postes de iluminação da mais larga avenida de Rustenberg.

Nem de propósito: enquanto Eusébio recebia em Lisboa o " UEFA President´s Award" Homenagem que a UEFA decidiu-lhe prestar e que apenas foi atribuída a mais dois futebolistas:- Bobby Charlto e Distéfano "este o Ídolo de Eusébio".

A oito mil quilómetros de distância o rosto do melhor futebolista da história portuguesa lá estava (e podia lá faltar!...) entre eles estrelas como Romário, Van Basten ou Cruyff.

Como Sportinguista convicto:- Nada me custa reconhecer que foi uma das principais figuras do Futebol Portugês e mundial.

Muitas vezes o vi jogar e, era um jogador fabuloso e distinto pela sua simplicidade e seriedade. É um erxemplo em todos os tempos a seguir.

2 comentários:

  1. Muito bem Amigo Valdemar
    Para além do grande jogador que foi, é para mim maior ainda, pela maneira simples que sempre norteou a sua vida.
    Um abraço
    Virgilio Miranda

    ResponderEliminar
  2. Eusébio foi e continua a sêr um Embaixador de Portugal... Nos países por onde tenho passado o nome de Eusébio é sinónimo de Portugal!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar