sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Cabra Violada =

Cabra- Cabrita- Cabritita- Cabritinha = Chiva = Chivinha = Chivona

Com a devida Vênia ao Filho da Escola, Marinheiro Fuzileiro Oliveira - Ilustre membro da familia Sportinguista

Conheço inúmeras histórias ligadas a Cabras e Chivas, começando até pela "Chivas Regal", eu próprio sofri imenso com as Cabras e Chivas do falecido Ti Cunha, que sendo o Cerqueira o responsável por as levar a pastar, sendo ele alguns anos mais velho que eu; me obrigava a ir buscá-las, por vezes tendo de calcarrear alguns quilómetros. Fazia-o chantagiando-me e aos outros putos da minha idade oferecendo uns cigarritos dos maços que roubava da Loja do Tio dele "O Cunha", só que quando chegavamos com elas punha-nos a fumar obrigando sob ameaça a inspirar o máximo de fumo e, depois com a colaboração d´outro safardana "o Fernando Serralheiro"tapava-nos a boca. Muitas vezes era horrivel chegando mesmo ao ponto de ficarmos alguns minutos engasgados. Mas passados uns diazitos ou mesmo no outro dia lá estavamos prontos a ganhar mais uns cigarritos e, a história repetia-se quando a minha idade rondava os sete oito anos.

Também se cantava e canta quadras alusivas a elas, como esta:

Olha a Chivinha Mé Mé Mé

Olha a Chivinha

Não se sabe de quem é

II

Eu Comprei uma Chivinha

Para tornar a vender

Lá na feira dos Carvalhos

Eu não sei

Como há-de ser

Mas esta ocorrida no meu querido Moçambique, não lembrava ao Diabo.

Veja-se:
Ocorreu na semana passada no interior de Moçambique.

Foram cassados em flagrante delito dois Joverns um todo nú segurando a respectiva cabra pela cabeça e o outro a praticar o acto sexual.

Foram cassos em flagrante delito por uma testemunha:- o Dono mas ao que se depreende também progenitor ( vá lá perceber-se), exige ser indeminizado e, os jovens condenados a casar com a citada violada (a cabra).

O caso ocorreu na mata da zona de Mbucuta, arredores do posto administrativo de Matsinho.

O tribunal distrital de Gondola deverá julgar os dois jovens num processo sumário ainda este mês.

Por sua vez o Dono exige o casamento e ainda que os Jovens sejam condenados a ressaciar os danos causados à cabra, além de terem de pagar "labolo" um ritual que reconhece a união marital e segundo o qual o homem deve indeminizar a familia da mulher.

Que neste caso seriam os Pais da Cabra, ou será que o Senhor assumiu o paternalismo?

Nos anos em que lá estive:- apenas lá bastantes; tinham vários nomes como: Chivinhas, Chivas e Chibonas, umas no Bar do Neves, no João da Metacolia etc. etc. Só que me eram entregues cheias e eu devolvia-as vazias-

Os seus nomes: Quase sempre Laurentina e Dois M.

Já Vai da Sorte

Sem comentários:

Enviar um comentário