sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Natureza =Junta de Freguesia de Rio Mau = O Paraíso no Céu

Dádiva da Natureza

Rio Mau Aldeia Cativante
Para todos nós, é considerada, terra muito linda, em que alguem a considerou e a comparou a uma grande cidade suiça, pela forma como está implantada nas fraldas duma serra, que todos nós conhecemos, como "Serra da Boneca", desfrutando-se dali, muita beleza natural, fascinando outras paisagens encantadoras e com aspectos surpreendentes, sobressaindo a quem do Porto, vem, via marginal e, deixando de pisar terras de Gondomar, logo entrará nesta modesta e encantadora aldeia, parecendo-nos uma despreocupada cascata que, no sopé da serra e com a claridade de brancura das suas casas e do tom azulado que lhes é fornecido pela cor das águas cristalinas dos seus rios. "Douro e Mau" ficará imediatamente convicto desta realidade.
É nesta jovem fregueisa do Concelho de Penafiel, dividida pelo Rio Douro com o Concelho de Castelo de Paiva.
Deixamos Gondomar e deslumbram-se outras terras alcatifadas de vegetação luxuriante, de colinas toucadas de urze e de flor de carqueja, avistando-se um pouco mais além a existência de algumas ermidas nas encostas e nos altos dos picos, como por exemplo: as capelinhas de S. Domingos e Srª das Amoras e um pouquinho mais abaixo, sobressai a Igreja de Stª Eulália de Pedorido cujo seu nome faz parte da nosssa história, onde Rio Mau, esteve ligado até ao ano de 1789, passando a partir desta data estar anexada à freguesia de Sebolido até ao ano 1985.
Na freguesia de S.ta Eulália de Pedorido,estiveram em grande desenvolvimento as minas do Pejão que, por razões várias encerraram as suas portas no passado ano de 1994, com muito prejuizo económico e não só, para toda esta região duriense de parcos recursos das populações do vasto "Couto mineiro do Pejão" e ainda para muitas outras freguesias envolventes de além e aquém Douro, atingindo populações dos Concelhos da Feira, Gondomar, Penafiel, Marco, Cinfães, Castelo de Paiva e Arouca.
A povoação de Rio Mau conhecida pela beleza do Poço Negro e de aquele vale envolvente assim como aquela vasta região montanhosa, com a existência de vales e picos coroados de beleza natural, destacando-se ali ao meio da encosta, a muito falada fraga amarela, lá mais acima as pedreiras de lousa e mais ao cimo está implantada a capelinha de S. Pedro Pegureiro
Muitos outros pontos atractivos proporciona-nos esta linda povoação à implantada à beira Douro plantada.
Com a devida vênia a Àrio Soares, autor do artigo e ao qual introduzi pequenas alterações. = Que sirva para Homenagear a sua memória.
É maravihoso escrever, sobre uma terra à qual desde muito jovem tivemos uma forte ligação, quando a partir dos quatro/cinco anos ligação aos pescadores e, brincadeiras com os seus filhos, miúdos da mesma idade, a partir dos catorze anos atravessar no barco para ir trabalhar para as crivas, ainda, andar a aprender música na Banda Musical da Terra. Ainda as namoradas, já que aqui, as cachopas não eram nada de deitar fora. Por último, continuar a passar semanalmente na agora fregueisa e, ter uma forte ligação a essa rapaziada na casa dos setenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário