quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Junta de Freguesia da Raiva e de Pedorido -Rio Arda = Já chegou a Fama ao Céu =Moleiros e Pescadores

Casca-lhes, Cascalhes, S. Domingos
Coincidência ou talvez não quando acabado de publicar este trabalho, recebo um e-Mail do amigo e conterrâneo autor de Histórias Curtas a me informar que finalmente tinha acabado de publicar um tarbalho respeitante a Oliveira do Arda. Li e reli e trata-se deum trabalho de alta qualidade, pelo que aconselha a que o leiam.
O Rio Arda, afluente do Rio Douro, nasce em Arouca, passa por Arouca, Santa Eulália, Varzea e desagua no Douro em Pedorido.
Moleiros e Pescadores no Rio Arda
Em tempos idos, pescava-se no rio Arda Vindo de Pedorido para cima do lado esquerdo onde havia a fábrica das Lasseiras e onde descarregavam as águas da respectiva fábrica existia aí um pesqueiro, local onde se juntavam muitos pescadores, porque aqui, existiam variadas espécie de Peixe. Pescavam-se muitas enguias.
Outro local, era no poço da andorinha na proximidade deste pesqueiro.
A seguir à levada da Fábrica, as respectivas laceiras, no Verão o Arda levava pouca água, o que possibilitava levantar as pedras que se encontravam no fundo do leito do rio e aí estavam as enguias. Sendo que de entre elas, algumas eram grandes.
Falava-se que na ponte do Moirão se pescava bastante lampreia e de considera porte.
Moleiros eMoínhos
Havia o Ti Joaquim Moleiro, que vivia em Oliveira do Arada, onde tinha alguns Moinhos. Havia o de Aradelo que era do Zé da Neta e o Moleiro Rodrigues que era empregado do Zé da Neta que vivia em Pedorido.
O Moinho a seguir da Azenha que era trabalhado pelo Ti Joaquim Moleiro, no qual fazia transportar a farinha por duas Mulas.
Ainda havia o da Formiga, cujo Patrão era o Luís Aranha que vivia na Povoa de Pedorido. Também tinha um empregado que era o Moleiro Raimundo.
Mas este transportava a farinha em carro de bois. Também fornecia as gentes de Pedorido.
E abastecia as (Tasca da Póvoa) do Mesquita e do Sarinho
Lampreias
O Manuel da Guida e seus familiares também as pescavam no Moirão
Mas mais caçava o Ti Xico do Canto, que era Pescador do Rio Douro (Areio de Pedorido e (Dortos (Sebolido), quando o caudal subia e imergia o das Concas, ele com redes tapava a saída dos dois Ribeiros .
Entrava no Ribeiro da Formiga e no Ribeiro da Morteira, pela época das cheias. Quando o caudal do Rio andasse baixo não dava, porque, o caudal do rio não enchiam os ribeiros.
Morava no Lugar da Quelha, que fica no cimo de Pedorido, entre a Picada e o Picão.
Testemunho de Manuel Tavares e Mário Ferreira

1 comentário: