quarta-feira, 24 de março de 2010

Céus Tanta Chuva = Junta de Freguesia de Pedorido= Milagre ver-se S. Domingos

Duas Notícias = Uma boa e outra má. Pedorido e Rio Mau
Para quem vive ausente das terras onde no tempo da sua Juventude por andou e tem a elas um vinculo de paixão e amor que perdura e aumenta nas amiudadas viagens ou paragens que temos nestas pitorescas aldeias, mesmo que já por lá não possamos passar tanto tempo como gostariamos. Mas a ausência aumenta a saudade.
Isto para dizer que estamos sempre atentos e interessados naquilo que se passa por essas paragens. Pedorido= Conto do Vigário
Uma mulher de 77 anos anos, residente em Pedorido, Castelo de Paiva, caiu no conto do vigário e ficou sem uma das reformas. Um falso vizinho levou-lhe 220 euros.
A vitíma Neíre Lopes, encontrava-se junto a casa quando foi abordada por um individuo que afirmou ser filho de uma antiga professora muito conhecida pela população e que tinha regressados de França.
Quando conversava com a mulher chegou o carteiro, que lhe entregou o dinheiro da sua reforma e do marido. O falso vizinho que disse chamar-se Miguel, convidou a mulher para a inauguração de uma loja que alegadamente iria abrir em Castelo de Paiva e tentou oferecer-lhe uma velha máquina fotográfica que foi recusado pela vitima. De seguida pediu-lhe 300 euros por 2 relógios, referindo que o dinheiro lhe era devolvido quando esta se deslocasse à inauguração da loja e se identificasse com um bilhete que o burlão lhe tinha entregue.
A mulher desconfiou e disse ao homem que estava a a ser alvo de uma tentativa de burla. Este retorquiu e convenceu a septugenária a dar-lhe apenas 150 euros com a promessa de os devolver também na abertura da loja. Mesmo contrariada e a sentir-se coagida a mulher pegou no dinheiro que estava no interior do envelope de uma das reformas e começou a dar-lhe a quantidade em notas de 20 euros.
Nervosa com a situação Neíre Lopes acabaria por lhe entregar um total de 220 euros, tendo o homem de seguida entrado numa viatura cinzenta, que a vitima não conseguiu identificar, e fugiu do local. a mulher acabaria por contar o sucedido aos vizinhos e ficou a saber que, minutos antes, já dois moradores daquele lugar tinham sido alvos da mesma tentativa de burla, mas que não se deixaram enganar com a história do homem
Transcrito com a devida vênia do J. N. de 24/3/10.

Opinião:-
O conto do vigário não é de hoje nem de ontem é de todos os tempo e assim certamente continuará no futuro. O importante a registar desta história é que o autor da proeza teve o bom senso de não tirar todo o dinheiro à vitima, como não a agredir, o que infelizmente acontece na maioria dos casos. Este alerta visa a que deveriam seguir este exemplo. A agressão às vitimas em nada favorece quem agride e só leva a que de cada vez que o façam aumentam seguramente a agressividade.
Em tudo deve haver profissionalismo.
Eu próprio fui vitama no mês de Novembro de 2009 de um acto de vandalismo inqualificável, onde me cortaram 4 pneus do automóvel, sem que disso tivessem tirado qualquer proveito, posteripormente, saquearam-me levando batatas nozes e cebolas e na semana passada uma Roçadoura de Mato a Gasolina.
É um apelo e que deve merecer ponderação. Evitem as agressões às vitimas.

Boa Notícia= Rio Mau/Penafiel
Ontem quando me encontrava a almoçar ouvi falar uma voz do sexo feminino que disse chamar-se Diva Moreira e que vivia na Freguesia de Rio. Ficou contentissimo ouvir o nome e depois numa benesse do goucha ela ser contemplada com 500 euros.
Ficou feliz.

1 comentário:

  1. Amigo Valdemar
    estás a ficar cercado pela bandidagem?
    Já tens a tua conta no que diz respeito a roubos e vandalismo,se te dá ânimo direi que é o pão nosso de cada dia.
    Nesse como noutros aspectos da nossa vida estamos de mal a pior.
    Um abraço

    ResponderEliminar