segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Junta de Freguesia de Pedorido= Já Chegou a fama ao Céu =PIKÓ, VALDEMAR e os Amigos= Rios ´Douro e Arda no Mar de Espinho

Quando um grande amor nos une. Não há grandes distâncias.
Provadamente fica que não há distâncias !
Que os Rios podem ser transportados com enorme facilidade, basta para tal que, os tenhamos nos nossos corações.

Citando o nosso conterrâneo e filho da escola Manuel Araújo Cunha, um escritor de mérito reconhecido, dizia: ontem transportei dentro de um livro um Rio até à Póvoa do Varzim. Foi este mesmo Rio Douro que hoje transportamos até Espinho.

Muito se tem escrito sobre este, lindíssimos e atraentes Rios, mas tantas são as suas histórias e os segredos que ele vai desvendando, que jamais será filão que esgote.

Hoje e durante mais de três horas que, confesso: se passaram num ápice, mas que serviram para que juntinho ao Mar de Espinho podessemos falar de uma ligação que já leva mais de sessenta anos.
Falamos: dos nossos Amigos aqui dos Blogues, do Manuel, dos nossos amigos comuns de Rio Mau, Sebolido e Pedorido, falamos do Arda e do Douro.
Falamos do nosso Rio e seus afluentes, o Rio Mau, O Arda, O Inha, o Tâmega e o Paiva. Falamos da nossa convicção de acreditar que dias muito melhores virão.
Que em cada dia, novos amigos esses mesmos Rios conquistam e se juntam a nós e neste tipo de amigos em nada contam as antiguidades.
Também abordamos o ponto da situação destes nossos rios no momento actual e não temos a menor dúvida da conclusão a que fácilmente chegamos: que eles nos dias de hoje continuam a produzirem enormissimas riquezas.
O Turismo, a energia eléctrica e o abstecimento de água a milhões de portugueses etc. etc.
Falamos dos amigos dos Blogues e dos novos amigos que vamos conquistando e a sã camaradagem existente entre todos, independentemente dos pontos de vista e linhas de pensamento de cada um.
Sem nos apercebermos, o tempo tinha esgotado. Não fosse a esposa dar um toque ao telefone e certamente ainda por lá estariamos em amena cavaqueira.
Ainda se passaram mais uns vinte minutos depois do toque e a coisa não estava fácil de desligar, mas a muito custo lá nos despedimos com a certeza de nos voltar a encontrar dentro de um curto espaço de tempo.
Não foi Bom. Foi mais que bom. Foi maravilhoso.
Um forte fortificante.
Para os ciúmentos!!!!
Apareçam.
A todos um Bem Hajam

1 comentário:

  1. É verdade tudo o que o Valdemar "lançou" no texto! Qualquer sítio é para nós indiferente, desde que dê para "tentar" pôr as conversas em dia, embora saibamos que é uma tarefa impossível!
    As razões são muitas e porque foram anos marcantes, com muitos e transcendentes acontecimentos à escala mundial e que a partir dos anos sessenta nos haveria de envolver e retirar duma pacatez ancestral, que vinha de geração em geração e que até nos poderia ter envolvido.
    Seria a partir daí que tudo se alterou, cremos nós, e o nosso mundo deu tamanha volta que verdadeiramente só há poucos anos começamos a pôr o pé no chão, mas a sentir que as transformações se deram por todo o lado, mas com alguns altos e baixos, que se vêem a olho nú, basta que prestemos a devida atenção e tenhamos a humildade dos que não se resignam com o pouco que já sabem e que anseiam aprender um pouco mais, com tudo quanto mexe ou continua parado, quem sabe, na esperança de que as coisas se vão resolvendo, como faz a Natureza à qual pertencemos!
    Seria até um bom dia de praia, mais um, mas que nos passou mesmo ao lado, porque a nossa concentração era mais mental que visual e verdadeiramente só foi interrompida por três casos que nos acordaram um pouco... Primeiro, foi um desses aviões Cannader de ataque aos incêndios que passou rasante sobre uma multidão de banhistas, aqui na praia de Espinho; segundo foi a intervenção de uma patrulha de um carro da PSP mesmo junto da praia, que parou e identificou um jovem que nem seria português e que já estaria na mira das autoridades; por último o tal toque do telefonema a alertar-nos que há mais vida, outras vidas, mas que é sempre possível conviver com todas elas e os bons amigos terão sempre lugar previligiado, como deve ser!
    Foi um até breve!
    PIKÓ

    ResponderEliminar